Resenha: O Chamado Selvagem

|
O Chamado Selvagem
Autor: Jack London
Editora: Dracaena
Onde comprar? Dracaena, Saraiva

 O chamado Selvagem é considerado um dos principais trabalho do escritor Jack London, lançado em 1903. Com esse livro o autor emocionou pessoas no mundo todo, nos apresentando um Buck, um cachorro São Bernardo que tinha uma boa vida morando numa grande casa no vale da Santa Clara na Califórnia. Mas sua toda mordomia acaba quando ele é sequestrado e vendido a exploradores de ouro - século XIX. A partir daí, ele é espancado e obrigado a puxar trenós, suportando o frio, a exaustão e a pouca comida que lhe era oferecida. E ainda tentava evitar brigas com os outros cães da matilha que compartilhavam do mesmo trabalho.

"Era o modo de lutar dos lobos: atacar e recuar. Mas havia mais do que isso. Trinta ou quarenta huskies correram para o local e rodearam os lutadores em um círculo silencioso e atento. Buck não compreendia o tamanho do silêncio nem o o jeito ávido com que estavam lambendo os beiços."                                                                                                                                        Pag. 33/34


Depois de meses sofrendo maus tratos Buck vai perdendo as características de um cão doméstico e passa a ser mais durão, mais conformado com a lei que reinava entre humanos e os de sua espécie. Após que o trabalho acaba toda a matilha é vendida. Buck recusa-se a ir com seus novos donos e por isso é espancado, mas é salvo por John Thornton, um bom homem que passa a ser o seu dono e leal amigo.

O livro é narrado em terceira pessoas, mas pela perspectiva de Buch. Então percebemos não somente o seu sofrimento, mas também a sua adaptação no ambiente novo. O animal fica mais forte, ganha músculos e aprende como lidar com os cães mais agressivos. Além de tudo, Buck descobre sua verdadeira natureza, sede aos seus instintos selvagens, cuidando de si próprio; atendendo ao chamado da floresta.

Eu não sabia muito bem o que esperar do livro, mas adorei acompanhar Buck em sua jornada.




4 comentários

  1. Acho legal essas estórias de cachorros, não sei se entendi bem, mas é uma estória do ponto de vista do cachorro?
    Parece ser bem interessante, vou coloca-lo na minha lista (:

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Oi Aline, tudo bem querida?
    Eu gostei muito desse livro, parece ser bem emocionante acompanhar a transição de Buck.
    Vou anotar na minha lista pra futuramente conhecer a história, pois gosto de enredos deste tipo!

    Ah! Aproveito pra avisar que saiu hoje a divulgação da nossa parceria, se quiser conferir o post é só acessar este link aqui: http://www.lerepensaresocomecar.blogspot.com/2012/01/parcerias-poemas-memes-7-edicao.html

    Um beijão querida e boa semana pra vc! ♥

    ResponderExcluir
  4. Não gosto de livros que falem sobre maus tratos a cães, eu sempre choro rsrs.

    Mas a resenha está perfeita.

    http://leiturasdepaty.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Gostou? Comente a respeito.
Retribuirei todos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...